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Os coordenadores da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP) e deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) participaram, nesta segunda-feira, 28 de julho, do seminário “IA na Educação: inovação, regulação e diálogo entre setores”, promovido pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), em São Paulo.

O evento reuniu parlamentares, especialistas, representantes do setor privado e membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) em dois painéis temáticos, com o objetivo de discutir os impactos da inteligência artificial (IA) na educação básica e superior, e promover um espaço de reflexão e construção conjunta entre o setor educacional e os formuladores de políticas públicas.

No Painel I, com o tema “Personalização da Aprendizagem com IA: aplicações, limites e impacto nos estudantes”, a deputada Adriana Ventura destacou a importância da formação continuada dos educadores diante das novas tecnologias. “A inteligência artificial é uma aliada poderosa da aprendizagem, mas precisamos garantir que nossos professores estejam preparados para usá-la com responsabilidade, senso crítico e foco na aprendizagem de qualidade”, afirmou.

Compuseram o painel ao lado da deputada o conselheiro do CNE Celso Niskier, o advogado Henrique Lago (sócio da prática de Educação do escritório Mattos Filho) e Marcos Ragazzi, presidente da ABREDUC (Associação Brasileira das Mantenedoras de Educação Profissional e Tecnológica).

No Painel II, intitulado “Competências, preparação e responsabilidade dos educadores e das instituições de ensino na era da IA”, o deputado Reginaldo Lopes defendeu que a regulamentação da IA na educação deve ser feita com equilíbrio. “Nosso foco é construir uma legislação que não engesse o avanço tecnológico, mas que ofereça diretrizes claras, com um prazo razoável de adequação, permitindo que a revolução da IA ocorra de forma ética, inclusiva e segura”, afirmou.

Também participaram da mesa a conselheira do CNE Mônica Sapucaia, o CEO da CertifikEDU Luciano Sathler e o vice-presidente de Tecnologia da Cogna Igor Freitas.

O seminário reforçou o compromisso da FPeduQ com o diálogo plural e propositivo sobre o futuro da educação brasileira, especialmente diante dos desafios e transformações trazidos pela era digital.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio de 2023, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como FIES e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

A frente é presidida pela deputada federal Socorro Neri (PP-AC) e tem como vice-presidente na Câmara o deputado Átila Lira (PP-PI). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

Assessoria de Imprensa – FPEDUQ – Capuchino Press
Fotos: Edu Tarran

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