Denise Pires de Carvalho tomou posse no cargo de presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nesta terça, 27. Em cerimônia no Auditório Anísio Teixeira, na sede da Fundação, em Brasília, Camilo Santana, ministro da Educação, assinou o termo que oficializa definitivamente a gestora na função.
A nova presidente já integrava a equipe de gestão do Ministério da Educação (MEC): foi secretária de Educação Superior entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024. De 2019 a 2023, foi reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), primeira mulher a assumir tal posição na maior universidade federal do País, e, desde 2022, é membra da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ).
Após assinar o termo, Santana disse ser necessário manter os investimentos na educação. “Um país só consegue se tornar soberano, desenvolvido e justo se investir em ciência e tecnologia. Não há outro caminho. É preciso olhar a educação como um todo, como um sistema desde o início, desde a educação básica, para reduzir a evasão e o abandono”, afirmou.
Em seu discurso, a presidente destacou que “nas instituições de ensino superior ocorre a formação de profissionais da mais alta competência e de alta capacidade de adaptação. É, ainda, uma forma eficaz de identificar muito cedo vocações científicas, quando ainda nos bancos das universidades e institutos federais. E mais: haveria forma mais fácil de divulgar a ciência? Muitos estudantes de graduação continuam a ser os primeiros de suas famílias a ter acesso ao ensino superior”, completou.
Acadêmica e pesquisadora, Denise Pires de Carvalho tem uma carreira dedicada às Ciências Aplicadas à Medicina. Possui o título de livre docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP) e é professora titular da UFRJ, com atuação nos programas de pós-graduação em Medicina e em Ciências Biológicas.
Confira o álbum de fotos.
Fotos: Luis Fortes/MEC.
Com informações da CAPES.