O Deputado Federal Átila Lira (PP-PI), coordenador de Acesso e Permanência da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), participou de um painel de debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). O momento ocorreu durante o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), realizado em Mogi das Cruzes-SP.
O evento reuniu importantes representantes do setor educacional para discutir estratégias, desafios e avanços na implementação do PNE, com foco especial na educação superior particular. Átila Lira destacou a importância de promover a inclusão e garantir a permanência dos estudantes no sistema educacional, ressaltando que o acesso à educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país.
Em sua intervenção, Lira enfatizou a necessidade de políticas públicas que assegurem recursos adequados e condições propícias para que as instituições de ensino particular possam contribuir de forma significativa para as metas estabelecidas pelo PNE. Para o membro da FPeduQ, o caminho é a simplificação. “O novo Plano Nacional de Educação deve ser mais objetivo, técnico, com diretrizes e metas claras”, defende o parlamentar.
SOBRE A FPEDUQ
A Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.
O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.
Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.
Assessoria de Imprensa FPEduQ/ Capuchinho Press
Foto: CBESP