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Os cursos de humanas são os mais desejados por estudantes que pretendem ingressar em universidades privadas em 2024 no Brasil. É o que mostra um levantamento realizado pelo Google com base em buscas realizadas no Brasil. A pesquisa foi cedida com exclusividade à CNN.

Para 20% dos entrevistados, humanas é a área de estudo que mais interessa aos estudantes — com exceção dos moradores da região Norte que, em sua maioria (18%), preferem os cursos de saúde. O estudo aponta ainda que as áreas de exatas e TI (19%) se destacam na região Sudeste, enquanto os estudantes do Sul e Centro-Oeste são os que têm maior interesse por medicina (13%).

As gerações também mostraram diferenças. Esta primeira edição da pesquisa mostra que, entre os entrevistados de 18 a 24 anos, a área de negócios é um destaque, com 19% de preferência (2 pontos percentuais acima da média geral), embora humanas (20%) siga como o preferido dessa geração — assim como a tendência geral.

Já entre os estudantes na faixa de 25 e 34 anos, a área favorita é a de exatas e TI (20%). Para o público acima de 35 anos, a preferência é divida entre os cursos de humanas (20%) e outras áreas (20%).

Semipresencial

Dados do Google também mostram que a preferência dos estudantes brasileiros para cursar graduação em 2024 é pelo formato semipresencial (43%), seguido pelo presencial (30%) e, por último, educação à distância (26%).

André Gibin, head de insights para educação do Google Brasil, explica que os alunos têm interesse em aproveitar as vantagens da faculdade presencial, como o contato com a turma e professores, mas a flexibilidade do modelo a distância é atrativa. “Você pode encaixar determinadas aulas melhor na sua rotina, não tem que fazer o traslado diariamente e o preço é inferior aos cursos presenciais”, afirmou à CNN. (citação)

“É importante que as instituições mostrem para os alunos que elas têm essa opção, e que eles poderiam estudar nessa faculdade, assim também como podem comunicar melhor os cursos segundo as áreas que são prediletas”, recomenda André Gibin, head de insights para educação do Google Brasil,

A empresa revelou que, em 2023, o interesse por cursos de graduação cresceu 32% nos últimos 4 anos. Apenas no ano passado, o volume de buscas sobre graduação conseguiu superar os patamares da pré-pandemia.

“Esse ano estamos com números acima do que em 2019 e 2020, durante a pandemia, e esses dados sobre curso e modalidade são super importantes para as instituições entenderem melhor a expectativa dos alunos e poder ofertar o que para eles tá fazendo mais sentido”, afirma Gibin.

Com informações da CNN.
Foto: Cecília Bastos/Jornal USP.

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